Itaú Social Português

Itaú Social Português

Região: Brasil
Tipo de Organização: Fundação
Temas: Educação, Sociedade Civil
Soluções: Monitoramento e Avaliação, Acompanhamento de Presenças
Produtos: Amp Impact, Salesforce Experience Cloud

Itaú Social | Monitoring & Evaluation System

A organização

Fundado em 1993, o Itaú Social é uma das maiores organizações dedicadas à melhoria do setor de educação pública no Brasil. Seu trabalho envolve a formação de profissionais da educação, o fortalecimento da sociedade civil e a realização de pesquisas no setor educacional. Em parceria com o governo, o setor privado, professores e organizações da sociedade civil, o Itaú Social trabalha para garantir que todos possam ter acesso à educação de qualidade sem limitações.

O Itaú Social atua sob dois pilares: 1) Formação de profissionais da educação e 2) Fortalecimento da sociedade civil. Esses pilares incluem programas de monitoramento e avaliação (M&A), pesquisa em educação pública, alfabetização infantil, voluntariado e muito mais.

Itaú Social | Monitoring & Evaluation System

O desafio

O Itaú Social lidera 12 programas, cada um com vários projetos e stakeholders em todo o Brasil. Embora a organização esteja comprometida há muito tempo em monitorar e avaliar os resultados dos programas para informar o planejamento e a tomada de decisões, o Itaú Social tinha vários sistemas para monitorar diferentes programas, projetos e iniciativas. Sua equipe interna precisava passar horas extraindo dados manualmente, criando gráficos, organizando painéis e compilando planilhas para apresentar o progresso dos programas e o impacto organizacional ao Conselho. Assim, o Itaú Social buscou uma maneira mais eficiente de inserir, rastrear e medir seu impacto para simplificar os relatórios, bem como melhorar o design e a implementação de programas.

A Solução

Centralização de dados de programa e impacto com o Amp Impact

O Itaú Social começou a trabalhar com a Vera Solutions em 2018 para desenhar um sistema centralizado de M&A baseado em nuvem usando o Amp Impact, nossa solução de medição de impacto e gerenciamento de portfólio no Salesforce. O novo sistema permite que o Itaú Social melhore a qualidade e a eficiência da coleta de dados em todos os programas, melhore a consistência dos dados em todos os níveis da organização e reduza significativamente o tempo e o esforço necessários para o relatório de impacto.

No início de 2019, a Vera Solutions começou a implementar um sistema piloto de M&A para dois dos programas de educação do Itaú Social. Após um projeto piloto bem-sucedido, a Vera começou a dimensionar a solução para abranger mais de 100 projetos, em 12 programas diferentes, tornando o Amp Impact o sistema central para o Itaú Social inserir e acessar dados de M&A em toda a organização. Os parceiros implementadores de programas agora podem inserir dados, por meio de um portal on-line de login único, construído usando o Salesforce Experience Cloud – economizando tempo da equipe que antes precisava receber e processar manualmente todos os dados. Os parceiros de programas também podem usar relatórios para visualizar a performance e a conclusão de atividades do seu projeto, melhorando a qualidade e a precisão dos dados.

Itaú Social | Monitoring & Evaluation System

Através do Amp Impact, o Itaú Social pode comparar a totalidade dos seus projetos através de um conjunto padrão de indicadores. A Vera Solutions colaborou com o Itaú Social para desenvolver seus indicadores personalizados por programa – desde indicadores abrangentes, como número de beneficiários e constituintes por região geográfica, até indicadores desagregados por gênero e raça. Os parceiros do programa podem selecionar os indicadores relevantes de um catálogo de indicadores e inserir indicadores qualitativos, binários ou quantitativos. Depois de inserir os dados, os parceiros do programa podem visualizar os resultados salvos, automaticamente, como gráficos ou painéis. Os gráficos podem ser facilmente exportados e compartilhados com parceiros externos.

Acompanhamento de presença para melhorar os resultados de aprendizagem

Um dos requisitos funcionais mais importantes do Itaú Social incluía a capacidade de registrar e visualizar a frequência dos professores que participaram do programa Melhoria da Educação. Para acomodar isso, a Vera Solutions trabalhou com a equipe do programa para projetar uma Página de Presenças dentro do sistema usando um conjunto de componentes personalizados do Salesforce Lightning. Isso permite que o Itaú Social avalie a eficácia de suas sessões de treinamento em tempo real e tome decisões conforme necessário. Na próxima fase, a Vera Solutions expandirá a usabilidade da página de acompanhamento de presença para outros projetos que possam se beneficiar dessa funcionalidade.

Itaú Social | Monitoring & Evaluation System
Captura de dados no nível individual para sessões de treinamento

Moldando o Futuro da Educação Brasileira com Decisões baseadas em Dados

Ao implementar um banco de dados central para todos os seus dados de M&A, o Itaú Social não precisa mais gastar incontáveis horas classificando os dados. A organização agora tem acesso a todos os dados dos programas em poucos segundos, em vez de semanas. Como resultado, o Itaú Social está livre para se concentrar no que realmente importa – trabalhar para ajudar todos os alunos a alcançar o sucesso no Brasil.

“A Vera foi uma parceira com grande capacidade de ouvir, analisar demandas e propor soluções de desenvolvimento. Eles entregaram um serviço rápido e clareza na comunicação.”

– Analista de Programas Sociais do Itaú Social

Continuamos inspirados pelo extenso trabalho do Itaú Social para transformar o futuro da educação no Brasil. Estamos ansiosos para continuar nossa parceria com o Itaú Social para ajudá-los a medir e relatar melhor seu impacto.

Related Case Studies

Norwegian Refugee Council

Humanitarian Aid

Camp Harbor View

Livelihoods

FMCH Clinic Management on Salesforce

Foundation for Mother and Child Health

Health, Nutrition, Education

Comments are closed.